domingo, 21 de junho de 2009

TRANSFERENCIA DE CALOR CORPORAL

A perda de calor pode ocorrer através de quatro processos físicos;
Perda de calor por Radiação
Os objetos emitem continuamente ondas térmicas eletromagnéticas. O nosso corpo permanece mais quente que o meio ambiente, a troca global de energia térmica radiante processa-se através do ar para os objetos sólidos mais frios no meio ambiente. Essa forma de transferência de calor não requer contato molecular entre objetos; isso proporciona o meio para o efeito de aquecimento do sol sobre a terra. Uma pessoa pode permanecer aquecida absorvendo a energia térmica radiante proveniente da luz do solar direta ou por reflexão a partir da neve, da areia e da água, até mesmo nas temperaturas do ar abaixo do ponto de congelamento. O corpo absorve energia térmica radiante a partir das adjacências quando a temperatura de um objeto ultrapassa a temperatura da pele, fazendo com que o esfriamento evaporativo seja o único meio para a perda de calor.
Perda de Calor por Condução
O ritmo da perda de calor por condução depende de dois fatores: O gradiente de temperatura entre a pele e as superfícies circulantes e suas qualidades térmicas. Por exemplo a imersão do corpo na água pode produzir considerável perda de calor. A colocação de uma mão na água com temperatura ambiente ilustra claramente esse fenômeno. Por que a mão na água parece muito mais fria do que no ar apesar da água e o ar possuírem temperaturas idênticas? A água absorve vários milhares de vezes mais calor que o ar e o conduz para longe da parte corporal mais quente.
Perda de Calor por Convecção
A eficácia da perda de calor por condução depende da rapidez com que o ar/água adjacente ao corpo é trocado após ter sido aquecido. Se o movimento do ar ou a convecção prossegue lentamente o ar próximo da pele age e se aquece e age como uma “zona de isolamento” que minimiza qualquer perda adicional de calor por condução. Inversamente, se o ar mais frio substitui continuamente o ar mais quente ao redor do corpo em um dia com muito vento, em um quarto com ventilador ou durante uma corrida, a perda de calor aumenta porque a convecção substitui continuamente a zona de isolamento. O efeito do esfriamento do fluxo de ar constitui a base do índice de esfriamento pelo vento, que indica a temperatura equivalente do ar parado para determinada temperatura ambiente com diferentes velocidades do vento. A convecção exerce também um efeito importante sobre o equilíbrio térmico na água
Perda de calor por evaporação
A evaporação é o principal método de eliminação do excesso de calor corporal durante o exercício. A medida em que o liquido evapora, o calor é perdido. A evaporação é responsável por 80% da perda total de calor quando você se encontra fisicamente ativo, mas por apenas cerca de 20% da perda total de calor em repouso. Alguma evaporação ocorre sem que tenhamos consciência, esta é denominada perda hídrica insensível, e ocorre sempre que o liquido corporal entra em contato com o ambiente externo, como nos pulmões, na mucosa e na sua pele.
A perda hídrica insensível é um mecanismo relativamente constante e, por essa razão quando o seu corpo necessita perder mais calor, esse mecanismo não é útil. Ao contrário quando a temperatura corporal aumenta, a produção de suor aumenta. Quando o suor atinge pele, ele é convertido do estado do estado liquido para o de vapor pelo calor da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário